Insônia [COMO TRATAR PROBLEMAS PARA DORMIR?]

Insônia – Um problema comum mas pouco falado, e muitas vezes tratado de forma errada. Hoje vamos falar um pouco sobre isso e explicar tudo que você precisa saber sobre os problemas para dormir.

Os problemas para dormir atingem boa parte da população brasileira, mas muitas dessas pessoas sequer sabem quais são as causas de sua insônia.

Podendo estar relacionada à ansiedade, os problemas para dormir precisam ser identificados para que, enfim, sejam sanados e devolvam a qualidade de vida do indivíduo.

Insônia

Insônia: o que pode ser?

A dificuldade para dormir pode estar relacionada aos problemas em manter ou iniciar uma noite de sono. Com isso, a sensação de ter um sono reparador acaba ficando escassa ou se tornando inexistente, causando sérios problemas no bem-estar do indivíduo.

A maior parte dos casos se resume ao aumento da latência do sono, ou seja, é a situação em que o indivíduo demora a conseguir dormir por algum motivo.

Qualidade do sono

Muitos pacientes que reclamam da dificuldade para dormir acabam não tendo uma boa qualidade de sono. Mesmo que eles durmam uma grande quantidade de horas, não é como se pudessem se aproveitar desse fato.

Com isso, o acúmulo de estresse e de sono fazem com que o paciente acabe por perder a qualidade de vida.

Quantidade de horas dormidas

Outro fator que pode influenciar diretamente na dificuldade para dormir é a quantidade de horas dormidas diariamente. Mesmo que isso seja algo específico de acordo com o organismo de cada um, é possível recomendar que se durma durante 7 ou 8 horas diárias.

De todo o modo, é possível definir a qualidade do sono apenas no dia seguinte, onde as consequências da dormida irão surgir uma hora ou outra.

Causas da insônia

Embora a falta de sono possa ser um problema por si só, é muito provável que ela também esteja ligada a outros problemas e, até mesmo, a doenças.

Os problemas relacionados ao sono podem estar diretamente ligados a causas emocionais, sistêmicas ou neurológicas.

Algumas das possíveis causas para a dificuldade de dormir são:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alzheimer;
  • Parkinson;
  • Insuficiência cardíaca;
  • AVC;
  • Azia;
  • Problemas respiratórios;
  • Transtornos de estresse.

Fatores agravantes

É possível provar que, além das causas mencionados, os problemas relacionados a hora de dormir também se tornam evidentes por outros motivos.

O primeiro deles é a gravidez, onde a mulher passa por uma série de transições, seja ela corpórea ou hormonal. Além disso, o crescimento da barriga e a dificuldade de mudar de posição podem agravar as recorrências de insônia.

O segundo fator está relacionado ao uso do celular, esse que está muito presente no cotidiano das pessoas. As luzes emitidas pela tela do aparelho podem gerar alguns transtornos na hora de dormir, dificultando a indução da sonolência.

Bebidas energéticas ocupam o terceiro lugar nessa pequena lista, visto que, como o próprio nome já sugere, são feitas exatamente para gerar energia. Portanto, caso consumidas antes de dormir, podem vir a ser um grande problema.

Remédios para dormir

Antes de mais nada, é importante relatar sobre os problemas da automedicação. Ao tomar medicamentos por conta própria, você pode acabar se tornando dependente e prejudicando o próprio futuro, visto que, com o grande consumo de medicações, quando precisar delas, elas já não farão o mesmo efeito.

Sendo assim, os remédios mais recomendados para aqueles que desejam se livrar dos problemas para dormir são os calmantes.

Além deles, é possível se ater aos métodos naturais, bem como ao suco de maracujá para acalmar a mente e o corpo, o leite morno, os suplementos de magnésio, a raiz valeriana, o chá de camomila ou o óleo de lavanda.

Todos esses possuem propriedades calmantes que não exigirão do seu organismo uma reposição futuro e, além do mais, são completamente naturais, podendo trazer inúmeros benefícios para o futuro e para o presente.

Deixe um comentário