Dor muscular [QUAIS AS CAUSAS E O TRATAMENTO?]

É quase certeza que, pelo menos uma vez na vida, alguém já sentiu alguma dor muscular. Seja após fazer um exercício ou por simplesmente estar cansado pela rotina do trabalho.

A dor muscular também pode ser conhecida como mialgia, variando entre leves e severas, podendo demorar de dias a meses para desaparecerem por completo. Mas você sabe quais são as causas dessas dores e como se livrar delas?

Dor muscular – O que causa?

Dor muscular

Dentre as causas mais comuns, temos a tensão, o estresse, o excesso de treinos na academia, as práticas esportivas relacionadas às mais diversas áreas ou ferimentos leves. Quando esse tipo de dor vem à tona, muito provavelmente será direcionada a apenas uma parte do corpo, afetando um ou mais dos grupos musculares pertencentes à constituição corpórea.

A dor muscular sistêmica, que você sente por todo o corpo, é diferente dos casos citados anteriormente. Embora ela seja um pouco mais preocupante, também podemos verificar que esse tipo de dor pode ser um resultado de infecção, doenças ou um efeito colateral de alguma medicação tomada recentemente.

Em sua maioria, as dores musculares são causadas, principalmente, por:

  • Dor muscular tardia (DMT);
  • Fibromialgia;
  • Hipotireoidismo;
  • Doenças reumatológicas;
  • Medicamentos;
  • Cãibras musculares;
  • Sobrecarga muscular;
  • Polimiosite e distonia.

Diagnóstico

A fim de se livrar das dores de uma vez por todas, é muito comum que você deseje saber como identificar quais são as causas delas e como poderá resolver isso da maneira mais rápida possível.

Caso você seja adepto de esportes e os pratique, a causa geralmente poderá ser o despreparo ou o desequilíbrio muscular, um erro no treinamento ou o aumento repentino da carga ou intensidade do ato. Para que isso seja mais facilmente identificado, basta procurar um profissional para que ele analise sua planilha de treinos, observando a sua postura durante as atividades.

As mulheres têm um histórico

Embora essa notícia não seja muito interessante de entregar ao público feminino, precisamos dizer que as dores musculares as acometem com muito mais facilidade. De acordo com muitos médicos, isso se deve pelas longas jornadas de trabalho ofertadas a esse público.

As dores musculares que atingem as mulheres podem ser causadas pelo impacto contínuo das atividades que realiza, bem como fatores hormonais, sensibilizando-as à dor. Outro fator importante de ser ressaltado é que, como as mulheres se preocupam mais com a saúde, elas são as principais pacientes em consultórios médicos para detectar a causa de seu problema.

Os médicos afirmam que, ao receber uma queixa de dor muscular, eles precisam analisar desde a raiz do problema. Seja um colchão ruim, um travesseiro ruim ou uma má qualidade de sono, as simples mudanças podem acabar fazendo uma grande diferença na qualidade de vida.

Lombalgia

Um nome provavelmente muito comum em propagandas televisivas, a lombalgia deve ter uma atenção redobrada para a busca de uma solução de resolução. Ela é uma das principais causa do afastamento do trabalho e das atividades da rotina do país.

As dores lombares são bastante incômodas e realmente merecem atenção, pois incapacitam e trazem prejuízos para a saúde que, ao senti-la, sequer conseguimos mensurar quais são. Ao fazer pequenos intervalos durante o trabalho ou dar uma volta para esticar a coluna podem ser a jogada certeira para acelerar o processo de recuperação.

Dor muscular – Como tratar?

Os principais aliados no combate contra as dores musculares são os analgésicos e os anti-inflamatórios, mas é válido lembrar que eles devem ser prescritos por um médico visando o tratamento de sintomas e causas de dores musculares.

Com eles, o acionamento do mecanismo causador da dor será impedido, bloqueando a percepção do receptor da dor, reduzindo o estímulo à dor e, até mesmo, diminuindo a transmissão da informação de dor para o sistema nervoso.

Deixe um comentário