Alimentos que aumentam a imunidade – QUAIS CONSUMIR?

Alimentos que aumentam a imunidade РVamos explicar quais os melhores alimentos que podemos consumir para que possamos aumentar nossa imunidade e ficar firmes e saudáveis contra as doenças que se aproveitam de uma imunidade baixa.

Tendo em vista que a nossa sa√ļde √© um dos fatores mais importantes para manter o corpo funcionando, precisamos tomar cuidado com ela e procurar m√©todos para ampliar as defesas do nosso sistema imunol√≥gico.

Ao contr√°rio do que muitos pensam, √© poss√≠vel, sim, conseguir preservar o nosso organismo sem buscar muitas alternativas m√©dicas, como mostramos no artigo passado acerca de ‚Äúcomo aumentar a imunidade‚ÄĚ. A mudan√ßa de h√°bitos e, principalmente, da alimenta√ß√£o se torna essencial.

Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

Aqui no nosso site sempre buscamos maneiras de ensinar como aumentar a imunidade, e pensando nisso fizemos esse pequeno texto.

Não existe uma lista específica que devemos seguir para que isso aconteça, mas vamos listar alguns dos alimentos mais comuns, que além de aumentar a imunidade ainda ajudam a se manter saciados e evitam que comamos muito mais do que deveríamos.

As frutas cítricas

√Č muito prov√°vel que, durante¬† a sua inf√Ęncia e adolesc√™ncia, algum adulto tenha oferecido um suco de laranja, lim√£o ou acerola quando voc√™ estava gripado e, igualmente, voc√™ aceitou sem pensar duas vezes.

Isso se deve, principalmente, ao grande potencial que as frutas cítricas possuem de proteger o nosso sistema imunológico, protegendo-o com a vitamina C, principal causadora da proteção contra gripes e resfriados, estejam eles por vir ou já instaurados em nosso corpo.

A laranja, a acerola, o kiwi, o tomate e o limão são verdadeiros antioxidantes que permitem o nosso corpo a reunir mecanismos de defesa contra a invasão do vírus da gripe e, até mesmo, de algumas alergias que acabam por surgir.

Os vegetais verde escuros

O ácido fólico é um nutriente muito importante na produção de anticorpos do nosso organismo e, com isso, ele permite a formação de novos glóbulos brancos, os principais responsáveis pela defesa de nossos sistemas imunológicos.

Além de ser encontrado nos vegetais verde escuros, como o brócolis, a couve e o espinafre, também é possível consumi-lo no feijão, nos cogumelos e na carne do fígado.

Zinco

O zinco é um dos principais nutrientes que combatem os resfriados e as gripes, além de não deixar que outras doenças que afetam o sistema imunológico acabem passando despercebidas.

Ele pode ser encontrado em carnes, nos cereais integrais, nas castanhas, nas sementes e nas leguminosas, como o feij√£o, a lentilha, as ervilhas e no gr√£o de bico.

Oleaginosas

As oleaginosas são responsáveis pela produção de vitamina E, esta que beneficia diretamente, principalmente para os idosos, no quesito de combate à diminuição da atividade imunológica com o passar dos anos.

A vitamina pode ser facilmente encontrada nas nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais, como os de girassol, de gérmen de trigo, de milho e de canola.

O tomate também é uma estrela

Um alimento tão comum e tão pequeno, presente em nosso dia a dia nas saladas ou no tempero da comida, o tomate é rico em licopeno, forte aliado para combater as doenças cardiovasculares, deixando que os radicais livres não penetrem em nosso organismo.

Os radicais livres acabam por acelerar o envelhecimento das células, deixando o corpo ainda mais exposto as doenças que podem nos assolar a qualquer momento.

Alimentos antioxidantes

O selênio é um forte antioxidante, um dos principais responsáveis, também, no combate aos radicais livres, citados no tópico anterior. Com ele, é possível melhorar a imunidade do corpo, além de acelerar a cicatrização do organismo.

Pode ser encontrado na castanha-do-Par√° e em alguns cogumelos, como o champinhom.

Gengibre

Outro ingrediente muito presente em nossas vidas, provavelmente era muito recomendado pelos nossos pais para tirar a dor de garganta ou para algum problema bucal. O gengibre é rico em vitamina C e vitamina B6, com uma forte ação bactericida.

Iogurte

O tão consumido iogurte, além de trazer uma breve sensação de saciedade, também é responsável por ajudar a recompor, regularmente, as bactérias que trazem benefícios para a flora intestinal. Um intestino saudável é capaz de distinguir o que não está nos fazendo bem, além de conseguir absorver os micronutrientes, como, por exemplo, as vitaminas.

Esses são apenas alguns alimentos que aumentam a imunidade, mas existem diversos outros, e existem também várias formas além dos alimentos para nos mantermos saudáveis e com a imunidade alta, como praticar exercícios, tomar sol e etc. Manter a imunidade alta é uma tarefa para ser feita diariamente, e assim, ficando sempre saudável e longe de doenças que podem nos prejudicar e até levar a morte.

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