Alimentos que aumentam a imunidade – QUAIS CONSUMIR?

Alimentos que aumentam a imunidade – Vamos explicar quais os melhores alimentos que podemos consumir para que possamos aumentar nossa imunidade e ficar firmes e saudáveis contra as doenças que se aproveitam de uma imunidade baixa.

Tendo em vista que a nossa saúde é um dos fatores mais importantes para manter o corpo funcionando, precisamos tomar cuidado com ela e procurar métodos para ampliar as defesas do nosso sistema imunológico.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível, sim, conseguir preservar o nosso organismo sem buscar muitas alternativas médicas, como mostramos no artigo passado acerca de “como aumentar a imunidade”. A mudança de hábitos e, principalmente, da alimentação se torna essencial.

Alimentos que aumentam a imunidade

Alimentos que aumentam a imunidade

Aqui no nosso site sempre buscamos maneiras de ensinar como aumentar a imunidade, e pensando nisso fizemos esse pequeno texto.

Não existe uma lista específica que devemos seguir para que isso aconteça, mas vamos listar alguns dos alimentos mais comuns, que além de aumentar a imunidade ainda ajudam a se manter saciados e evitam que comamos muito mais do que deveríamos.

As frutas cítricas

É muito provável que, durante  a sua infância e adolescência, algum adulto tenha oferecido um suco de laranja, limão ou acerola quando você estava gripado e, igualmente, você aceitou sem pensar duas vezes.

Isso se deve, principalmente, ao grande potencial que as frutas cítricas possuem de proteger o nosso sistema imunológico, protegendo-o com a vitamina C, principal causadora da proteção contra gripes e resfriados, estejam eles por vir ou já instaurados em nosso corpo.

A laranja, a acerola, o kiwi, o tomate e o limão são verdadeiros antioxidantes que permitem o nosso corpo a reunir mecanismos de defesa contra a invasão do vírus da gripe e, até mesmo, de algumas alergias que acabam por surgir.

Os vegetais verde escuros

O ácido fólico é um nutriente muito importante na produção de anticorpos do nosso organismo e, com isso, ele permite a formação de novos glóbulos brancos, os principais responsáveis pela defesa de nossos sistemas imunológicos.

Além de ser encontrado nos vegetais verde escuros, como o brócolis, a couve e o espinafre, também é possível consumi-lo no feijão, nos cogumelos e na carne do fígado.

Zinco

O zinco é um dos principais nutrientes que combatem os resfriados e as gripes, além de não deixar que outras doenças que afetam o sistema imunológico acabem passando despercebidas.

Ele pode ser encontrado em carnes, nos cereais integrais, nas castanhas, nas sementes e nas leguminosas, como o feijão, a lentilha, as ervilhas e no grão de bico.

Oleaginosas

As oleaginosas são responsáveis pela produção de vitamina E, esta que beneficia diretamente, principalmente para os idosos, no quesito de combate à diminuição da atividade imunológica com o passar dos anos.

A vitamina pode ser facilmente encontrada nas nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais, como os de girassol, de gérmen de trigo, de milho e de canola.

O tomate também é uma estrela

Um alimento tão comum e tão pequeno, presente em nosso dia a dia nas saladas ou no tempero da comida, o tomate é rico em licopeno, forte aliado para combater as doenças cardiovasculares, deixando que os radicais livres não penetrem em nosso organismo.

Os radicais livres acabam por acelerar o envelhecimento das células, deixando o corpo ainda mais exposto as doenças que podem nos assolar a qualquer momento.

Alimentos antioxidantes

O selênio é um forte antioxidante, um dos principais responsáveis, também, no combate aos radicais livres, citados no tópico anterior. Com ele, é possível melhorar a imunidade do corpo, além de acelerar a cicatrização do organismo.

Pode ser encontrado na castanha-do-Pará e em alguns cogumelos, como o champinhom.

Gengibre

Outro ingrediente muito presente em nossas vidas, provavelmente era muito recomendado pelos nossos pais para tirar a dor de garganta ou para algum problema bucal. O gengibre é rico em vitamina C e vitamina B6, com uma forte ação bactericida.

Iogurte

O tão consumido iogurte, além de trazer uma breve sensação de saciedade, também é responsável por ajudar a recompor, regularmente, as bactérias que trazem benefícios para a flora intestinal. Um intestino saudável é capaz de distinguir o que não está nos fazendo bem, além de conseguir absorver os micronutrientes, como, por exemplo, as vitaminas.

Esses são apenas alguns alimentos que aumentam a imunidade, mas existem diversos outros, e existem também várias formas além dos alimentos para nos mantermos saudáveis e com a imunidade alta, como praticar exercícios, tomar sol e etc. Manter a imunidade alta é uma tarefa para ser feita diariamente, e assim, ficando sempre saudável e longe de doenças que podem nos prejudicar e até levar a morte.

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