Video : Engenheiro maranhense propõe novo uso paras as verbas compensatorias

Francisco Soares.

O engenheiro maranhense Francisco Soares, também conhecido por Chicão, apresentou uma proposta excelente durante a sua participação no XX Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica.

Chicão propôs junto, à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que as verbas compensatórias, que giram em torno de 500 milhões de reais por ano, sejam aplicadas em construção de empreendimentos solares fotovoltaicos transformando os consumidores em sócios privilegiados de um grande negócio.

“Todos os anos, as setenta e quatro distribuidoras de energia elétrica do país devolvem, em forma de compensação para os consumidores, alguma coisa em torno de 500 milhões de reais. Ocorre que são muitos de consumidores e o rateio desse valor é muito pulverizado e acaba ficando em cerca de 5 reais por consumidor, o que não é nada. Então apresentei a proposta de, ao invés desse rateio entre os consumidores, que os 500 milhões sejam investidos em construção de empreendimentos solares fotovoltaicos onde nós, consumidores, passaríamos a ser sócios privilegiados de um grande negócio”, explica Chicão.

Abaixo, o vídeo onde o engenheiro Francisco Soares explica tecnicamente sua proposta apresentada à ANEEL durante o XX Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica. Alias, Chicão foi eleito vice-presidente técnico do Conselho Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica – CONACEM. Confira.

Deixe uma resposta