Lula lidera com 37,3% das intenções de voto, diz pesquisa

Caso petista seja impedido de concorrer, Haddad herdaria 17,3% de seus votos; mesmo preso, petista cresceu cinco pontos em relação ao levantamento anterior

O candidato do PT à Presidência nas eleições 2018, Luiz Inácio Lula da Silva, alcançou, nesta segunda-feira, 37,3% das intenções de voto, segundo pesquisa do instituto MDA em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Mesmo condenado no âmbito da Operação Lava Jato e preso, o petista continua crescendo na preferência eleitoral e saltou de 32,4%, em maio, para 37,5% em agosto. Atrás do petista aparecem Jair Bolsonaro (PSL), com 18,8%, e Marina Silva (Rede), com 5,6%.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, está em 4º lugar no levantamento, com 4,9% das intenções. Ciro Gomes, do PDT, aparece atrás do tucano, com 4,1%. Depois deles, a pesquisa ainda registra Alvaro Dias (PODE), com 2,7%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 0,9%. O candidato do Novo, João Amôedo, tem 0,8%, mesmo porcentual de Henrique Meirelles (MDB). Já o candidato do Patriota, Cabo Daciolo, teve 0,4%, seguido de Vera, do PSTU, com 0,3%, João Goulart Filho (PPL), com 0,1%, e José Maria Eymael (DC), com 0,0%.

O número de pessoas que mostraram intenção de votar branco ou nulo está em 14,3%. Os indecisos representam 8,8% dos entrevistados. A pesquisa não considerou um cenário sem a participação do ex-presidente Lula.

Se substituir Lula na chapa do PT, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad herdaria 17,3% dos votos do ex-presidente. A candidata Marina ficaria com 11,9%. Ciro é o terceiro a receber mais votos do petista, com 9,6%. Bolsonaro teria 6,2% e Alckmin, 3,7%. Um terço dos eleitores de Lula anulariam o voto sem ele na disputa e 16,6% não saberiam em quem votar.

Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não recebem os nomes dos candidatos previamente, Lula também lidera, com 20,7%; Bolsonaro segue em segundo, com 15,1%, e Alckmin aparece em terceiro, com 1,7%. Neste cenário, aparecem ainda Alvaro Dias, com 1,3%, e Marina Silva, com 1,1%. Ainda houve o registro de 1,4% de intenções em “outros”. Brancos e nulos têm 18,1% e indecisos alcançam 39%.

Esta edição da pesquisa da CNT/MDA está registrada no Tribunal Superior Eleitora (TSE) sob o número BR-09086/2018. Foram realizadas 2.002 entrevistas em 137 municípios de 25 Unidades da Federação entre os dias de 15 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, considerando o nível de confiança de 95%.

(Renan Truffi e Julia Lindner, O Estado de S.Paulo)

8 comentários sobre “Lula lidera com 37,3% das intenções de voto, diz pesquisa

  1. EMANUEL DE JESUS PINHEIRO disse:

    Sem duvida, Lula lidera as pesquisa- mas já estava passando da hora da CNT\MDA mostrar essa pesquisa !!

    Veja as facções criminosa e milicias do Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e demais Estados sem um líder !! realizando, rebeliões, ataques as delegacias, troca de tiros, sem um líder – quem surge? Ele – Luis Inácio da Silva, conhecido vulgarmente pela a alcunha de LULA!!
    O mundo está salvo !! As facções terão seu Presidente !!

  2. júnior disse:

    As pesquisas sempre com Lula em primeiro mostram que o real objetivo dessa condenação sem provas robustas foi impedir o pai dos pobres de ser novamente presidente, pois no voto ele é imbatível, e não sou sem-terra, sindicalista ou vivo de bolsa família e nem petista, antes que os elitizados preconceituosos cometem que só esse pessoal defende Lula.

Deixe uma resposta