O dia que Chico Leitoa foi injusto com Roberto Rocha

Sinceramente é muito triste estar vivo para ver duas pessoas que até pouco tempo se respeitavam e se gostavam tanto terminar rompendo de forma tão agressiva e raivosa.

Conheci o ex-prefeito e ex-deputado Chico Leitoa (PDT) sendo amigo e companheiro do hoje senador Roberto Rocha (PSDB). Não só ele, mas também o seu filho Luciano Leitoa (PSB), atual prefeito de Timon.

Justamente por conhecê-los de “outros carnavais” é que recebi com surpresa um artigo virulento da lavra de Chico Leitoa em que o alvo é Roberto Rocha. Não só fiquei surpreendido como triste por ler palavras tão duras e injustas.

Ao contrário do que muitos possam achar, penso que Chico Leitoa não escreveria um artigo com sangue nos olhos apenas para agradar o governador Flávio Dino. Não! Isso não faz o estilo do pedetista.

Na humilde avaliação deste blogueiro, o que temos ali são palavras de um pai em defesa de um filho. Só isso levaria o velho e bom Chico Leitoa a tamanho e desproporcional ataque contra um amigo, ou ex-amigo, como seja.

Poderia aqui fazer um histórico dos bons momentos que construíram juntos Chico Leitoa e Roberto Rocha.

Coisas como Chico ter assumido, por causa de Roberto Rocha, o mandato de deputado federal em 1998 quando, covarde e injustamente, era acusado de assassinato de um radialista; Ou como em 2000, quando Chico foi candidato a prefeito e contou com ajuda política e estrutural para a sua campanha via Roberto Rocha; Ou como em 2002, quando mais uma vez Roberto ajudou a família Leitoa, desta feita contribuindo com a eleição do Luciano para deputado federal; Tem ainda o episódio de 2006, quando o então governador José Reinaldo e o ex-candidato a governador Edson Vidigal tomaram a reeleição do Luciano, apoiando a então prefeita Socorro Waquim, cujo esposo Sétimo foi eleito deputado federal no lugar de Luciano, mas Roberto ficou do lado dos Leitoa; Tem ainda o episódio de 2008, quando Roberto Rocha faz uma intervenção no PSDB de Timon para o partido coligar com Luciano; e mais recentemente em 2012, quando mais uma vez Roberto leva o PSDB para coligar com o atual prefeito de Timon.

Alguém pode dizer: “Ah, Bob Lobato, mas o grupo político do Chico Leitoa também sempre apoiou e ajudou Roberto Rocha em Timon e região, então estão eles estão quites”.

Sim, é verdade! Por isso mesmo a tristeza de alguém que é amigo tanto da família Leitoa quanto do Roberto Rocha.

Sinceramente é desolador estar vivo para ver duas pessoas que até pouco tempo se respeitavam e se gostavam tanto terminar rompendo de forma tão agressiva e raivosa.

Coisas da política? Pode ser!

Mas não há crise que obrigue um político perder o bom senso e respeito pelos outros, por mais que esteja com o sentimento do ressentimento no coração.

Um feliz 2018 para Chico Leitoa, Roberto Rocha e suas famílias.

São os sinceros votos do Blog do Robert Lobato.

26 comentários sobre “O dia que Chico Leitoa foi injusto com Roberto Rocha

      • Gilberto Oliveira disse:

        Comunista acha que quem não vive de acordo com o manual comunista de “politicagem”,… é puxa-saco de Sarney!
        Uma pena ver que esses pseudo-comiunistas (afinal no MA os comunistas são é bem capitalistas) são um bando de alienados, que só sabem destilar ódio em suas falas,… eles tem que aprender a respeitar a opinião dos outros!

  1. Moraci disse:

    Lobato eu moro em Timon, por este fato posso falar muito bem sobre esse tema do post, não sei se vc vai gostar por ter alguma simpatia por Chico Leitoa, nós aqui de Timon conhecemos muito bem essa figura, aqui ele é conhecido como esculhambador, quando sobe nos palanques costuma xingar os adversários, esse é o jeito dele fazer politica, pergunte isso para algum timonense q vc conhece para confirmar isso q estou te dizendo. O q se falar aqui é q ele tem a boca suja/porca, o q essa figura disse de Roberto Rocha é café pequeno diante do q ele costuma dizer sobre seus adversários políticos.

    • Robert Lobato disse:

      Resposta: Pois não conheço esse lado do Chico que você diz, amigo. Pelo menos das vezes que estive em atos políticos aí em Timon não lembro dele ter tido um comportamento desse que você diz. Mas, enfim.

  2. Moraci disse:

    Foi a exceção da regra, se vc não quiser acreditar tudo bem, vc pode ser considerado um forasteiro e com a permissão da palavra, posso dizer q conhece pouco da politica timonense, vixe maria, não consigo me esquecer do dia q ele participou de um comício bem perto da minha casa na Rua 100, aqui em Timon, nesse comício ele esculhambou o vereador Milton da Rua 100 usando palavras de baixo calão para descarregar a sua revolta pq Milton tinha sido aliado dele e não sei pq motivos resolveu se aliar ao grupo da ex-prefeita Socorro Waquim, isso Lobato vc não pode dizer q é mentira minha, pois, vc não viu, nesse momento a minha palavra tem mais peso do q a sua, pois, eu escutei, não estive presente nesse ato, mas, escutei tudo q foi dito lá, o palanque estava armado a menos de 100 m da minha casa.

  3. Moraci disse:

    Quero fazer uma ressalva, o mesmo não posso dizer em relação ao prefeito Luciano Leitoa, q embora seja filho do ex-prefeito e pertence ao mesmo grupo, mas, não tem essa postura, como já disse esse é o estilo de Chico Leitoa fazer politica.

  4. Felipe Silva disse:

    Sinceramente o teu nível de bajulação com RR passou de todos os limites aceitáveis. É nítido e notório para qualquer Expert ou não em politica a tamanha ingratidão e traição de RR para com o grupo que elegeu ele senador. A fama de RR em todo o MA é de desagregador, MAL PAGADOR, e arrogante, tanto que aqui em Imperatriz, o ex prefeito Ildon Marques tratou logo de se distanciar dele. Prova disso é que nenhum politico de grande expressão quer contato com ele, vai morrer isolado politicamente. Pode anotar !

    • Robert Lobato disse:

      Resposta: Não sou babão de ninguém, mas sou amigo. Quem está traindo todos é o teu governador. A “fama” de Roberto é uma narrativa que o Palácio dos Leões tenta construir contra alguém de ficha limpa, sério e honesto. Isso tudo vai ser revelado na campanha. Pode anotar.

        • Robert Lobato disse:

          Resposta: Procure respeitar as pessoas se quiser ver teus comentários aprovados. Se você tem algo de pessoal contra o senador resolva olhando nos olhos dele, se tiver coragem.

      • Gilberto Oliveira disse:

        Acho engraçado,… o Governador foi criado na cozinha dos Sarney (ou o pai dele não trabalhou pra Sarney),.. nas eleições pra Prefeito, o Comuna foi visto na “Casa mal assombrada’,…
        E agora querem falar de traição?
        Olha o que o cara fez com Zé Reinaldo,… (se bem que merece,… afinal,… ele foi o criador da criatura).
        Nossos politicos são todos oportunistas (rarissimas excessões)!
        Vivem de galho em galho de acordo com a necessidade!

  5. Giuliano disse:

    Uma coisa me causou estranheza Robert, p q é seu amigo ou anunciante vc tende para este lado? Pq de acordo com o artigo, vc levantou uma série de questões sobre o q seria ingratidão do Leitoa (tomando partido contra a postura dele) e nhenuma linha sobre o dito por ele a respeito do Senador, q era o mínimo q vc poderia fazer ao abordar o assunto até para quem pega o bonde andando, ou alguma coisa negativa dita por vc muito embora pública e notaríamente o Roberto Rocha mesmo não tenha sequer compostura para nos representar no cargo q ocupa, seja nos ataques indiscriminados nas redes sociais, O nivel baixo empregado no trato com os seus hj adversários ou posições no Senado.

    • Robert Lobato disse:

      Resposta: No baixo nível? Ora, o senador pode até pontualmente se exceder nas redes sociais, mas via de regra é para se defender de agressões dos seus adversários. Aliás, há tempos que ele não cria polêmica na internet e passa apenas tratar das suas ações.

      • Giuliano disse:

        Defender não, está mais para um desqualificado sem modos ou um mínimo de educação do q qualquer outra coisa. Afinal o q mais se pergunta hj em dia é como é q elegemos um cara desses?!?E isso a sociedade já viu ou quem é q dá crédito ao q ele diz hj mesmo??? Sua missão em defendê-lo ou “divulgá-lo” temo ser impossível mas boa sorte!!!!

  6. Moraci disse:

    Lobato vc quer criar dificuldades para a discussão, vc não disse q conhece a politica timonense, mas, nas entrelinhas deseja isso, basta vê a série q fatos q vc narrou no texto em q Roberto Rocha fez pelo Chico Leitoa. Vc é um sujeito inteligente, mas, quando não quer comentar com serenidade fica com essas pecuinhas q não tem nada haver com o q se diz. Pare com isso, essa sua atitude apequena o debate. Certamente um professor de interpretação de texto chamaria sua atenção para esse detalhe, desde quando alguém q produz um texto com insinuações claras q leva a crê q ele deseja passar para seu leitor um determinado entendimento, isso pode ser ignorado pq ele não assumiu explicitamente. Machado de Assis dizia detestava o escritor q dizia tudo de forma explicita. Sua atitude me faz lembrar as explicações do professores de Português q ministrava aulas sobre textos literários. Observei q vc não dá nenhuma credibilidade para seus leitores, e olhe q não sou como alguns q se utiliza da ironia para debochar, nunca fiz isso, mas, no entanto, não sou digno de crédito.

  7. Moraci disse:

    Lobato, eu não preciso mentir para expô determinado fato de q tenho conhecimento, goste ou não o q falei é um fato verdadeiro, o seu grande problema é pq coloca todo mundo q não conhece pessoalmente no saco dos sem credibilidade, isso é um erro crasso.

Deixe uma resposta