Bequimão: Programa ID Jovem vai gerar oportunidades para juventude

O pátio da Escola Municipal Domingos Bouéres, no bairro Estiva, ficou lotado de estudantes, professores e autoridades municipais, estaduais e federais no lançamento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), numa parceria entre Prefeitura Municipal de Bequimão e Secretaria Nacional de Juventude.

O prefeito Zé Martins e o secretário Nacional de Juventude, da Presidência da República, Assis Filho, fizeram o lançamento do programa. A estudante Ludimila Martins destacou a importância dessa iniciativa para a juventude bequimãoense. “Espero que através desse projeto sejam implantadas novas oportunidades para os jovens daqui”, disse.

De acordo com Assis Filho, muitas portas podem se abrir para a juventude por meio da ID Jovem. “O documento vai possibilitar aos jovens bequimãoense o acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual”, explicou.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro, o ID Jovem veio para complementar os demais programas já implementados pela Prefeitura. “O ID Jovem vai ampliar os programas já existentes e mantidos pelo prefeito Zé Martins. Esse programa vai ser muito benéfico aos jovens, que vão poder fazer o Enem sem pagar a taxa de inscrição, além de outros benefícios”, destacou.

O prefeito Zé Martins enfatizou as perspectivas abertas pelo programa aos jovens bequimãoenses. “Ser contemplado com o programa é maravilhoso e, principalmente, por Bequimão estar como a primeira entre as seis cidades do Maranhão escolhidas para seu lançamento. Esse programa, além de social, é um programa de cidadania para os jovens em várias vertentes, como passagem, meia entrada em eventos, além de inscrições para o Enem. Essa é mais uma parceria de sucesso com o governo federal”, disse.

Em Bequimão, serão beneficiados 3.323 jovens entre 15 e 29 anos, que atendem os pré-requisitos de cadastro ao programa, como o Cadastro Único (CadÚnico), renda familiar de até 2 salários mínimos e o Número de Identificação Social (NIS). Também participaram do evento vereadores, secretários, o deputado estadual Zé Inácio, o vice-prefeito Magal, além de lideranças comunitárias.

(Fotos: Rodrigo Martins)

Deixe uma resposta